sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

As nossas reflexões

Chegou o fim da Unidade Curricular e é tempo de reflectir sobre as expectativas em relação à disciplina, os seus contributos para a formação pessoal e profissional, as aprendizagens mais significativas e os aspectos menos conseguidos. Para consultar a reflexão pertencente a Cátia Serralha clique aqui e a de Susana Ferreira aqui.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Photostory


Com o recurso ao photostory realizamos um vídeo com base numa história à nossa escolha, neste sentido, baseamo-nos na história "A mamã pôs um ovo" da autoria de Babette Cole (para consultar a história original clique neste link http://www.slideshare.net/pesdafg/amamp).
Para a realização do vídeo construímos um guião para nos facilitar a sequência das imagens com as respectivas legendas, de seguida fizemos uma vasta pesquisa na internet para seleccionar as imagens. Do livro foram apenas utilizadas duas ilustrações. Deste modo adaptamos a nossa história ficando com o nome "Era uma vez um Ovo".

"Era uma vez um Ovo" em wordle


Através do recurso on-line Wordle considerámos relevante utilizar algumas palavras-chave, para criarmos a história que trabalhámos no Photostory.

Actividade 3 - Reflexão sobre televisão

Através da leitura do excerto de Roberto Carneiro que nos consciencaliza para a forte ligação que existe entre a escola e a televisão, formámos um comentário que destacamos a relação actual entre as mesmas.

Actividade 2 - Actividades com a televisão



Este trabalho foi realizado com o objectivo de eleger um recurso educativo para crianças de Jardim-de-Infância, pré-escolar ou 1ºCiclo. No desenvolvimento do trabalho tinhamos que descrever uma emissão de televisão, na qual tinhamos que caracterizar o público alvo, periocidade, tipo de emissão, horário, destacar as suas potencialidades na língua portuguesa e apresentar uma actividade oral e escrita.
A emissão escolhida foi a série o Noddy e o seu público alvo são crianças dos 3 aos 6 anos de idade. Personagem criada pela escritora inglesa Enid Blyton em 1949 para o livro infanto-juvenil Noddy Goes to Toyland, Noddy (expressão inglesa que significa alguém que diz sempre que sim com a cabeça) é um rapaz muito prestável e por vezes ingénuo que vive na Cidade dos Brinquedos, usando um inconfundível barrete azul com um guizo na ponta.
Para consultar o trabalho clique aqui. O episódio escolhido para o desenvolvimento da actividade foi Noddy- especial ursa Teresa- um dia cinzento na cidade dos brinquedos.



Actividade 1 - As TIC no processo de ensino-aprendizagem

Nesta actividade elaborámos um texto argumentativo na qual reflectimos sobre as TIC como presença desejável no processo de ensino-aprendizagem.