quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Vamos trabalhar as vogais

Este jogo foi realizado com o objectivo de aprofundar a aprendizagem sobre as vogais. Não podemos esquecer como hoje em dia é bastante pertinente a adaptação dos meios informáticos ao que é leccionado. O profissional de educação deve usufruir destes meios, como por exemplo, o Jclic, para de uma forma lúdica e bastante divertida estimular os seus alunos. Quer através de jogos, passatempos, concursos, criação de histórias entre outros. O Jclic é um programa que pode ser utilizado por qualquer pessoa, pois basta fazer o download. Este programa é desenvolvido através da plataforma Java e tem como finalidade criar diversos exercícios, nomeadamente, associações, sopa de letras, puzzles, exercícios com textos e crucigramas. Este jogo pode ser complementado por imagens e sons que permite à criança uma melhor visualização/interpretação dos mesmos. Neste sentido criamos seis jogos de quatro estilos diferentes, quanto à associação criamos jogos na qual as crianças têm de associar as vogais que correspondem ás palavras, associar o nome das imagens dos animais à vogal inicial do seu nome e responder as perguntas associando as vogais; sopa de letras aqui neste jogo a criança tem que encontrar palavras que contenham duas vogais; identificação de um intruso e por último no jogo de memória é para descobrir os pares de vogais maiúsculas e minúsculas.
Aqui encontra-se o link que dá acesso aos jogos realizados no jclic sobre as vogais para o 1º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico.

Imagem retirada de http://acqua.wordpress.com/2008/03/31/numerologia/

1 comentário:

  1. Caras alunas aqui vos deixo o comentário aos vossos jogos.

    A mensagem do blogue devia ser enriquecida, procurando explicar porque razão estes jogos apareceram e com que objectivos podem ser utilizados. Na mensagem aparece uma ligação efectuada sobre um endereço, que, como sabem, não deve ser efectuada assim.

    Na sopa de letras são dadas muito poucas dicas o que torna difícil perceber que palavras se deve procurar. Ainda neste jogo a palavra “maçã” não tem til. Este jogo parece com um nível de dificuldade bastante maior do que os restantes, parece algo desenquadrado, por isso sugiro eu o repensem.
    Cumprimentos
    Rosário

    ResponderEliminar